Investigação, Divulgação e Conservação
do Meio Marinho
Cetacea Central: Ecologia e Conservação de Cetáceos na zona centro de Portugal continental
2011-2014
Ecologia e conservação de cetáceos na zona centro de Portugal Continental
Nos últimos anos, estudos realizados na zona de Sesimbra, Nazaré/Peniche e Póvoa de Varzim indicam uma presença regular de golfinho-comum (Delphinus delphis) na nossa costa. Utilizam também a zona centro da costa portuguesa as espécies golfinho roaz (Tursiops truncatus), golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba) e baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata). No entanto os dados que existem até à data são ainda insuficientes e não permitem ter informações de base sobre a abundância e distribuição destes animais e qual o estado das suas populações.
O projeto CETACEA CENTRAL teve como objetivo a compilação de conhecimento sobre as espécies de cetáceos que ocorrem na costa de Sesimbra até à Nazaré, em especial nas proximidades das áreas marinhas protegidas Parque Marinho Professor Luís Saldanha – Sesimbra e Reserva Natural da Berlengas – Peniche. A informação recolhida é fundamental para a proposta de medidas de conservação para os cetáceos, de modo a permitir uma gestão mais sustentável destas mesmas áreas.
Pretendia ainda estabelecer-se um elo de ligação entre a comunidade científica e o público em geral através da divulgação ambiental, chamando a atenção para os problemas que este grupo de animais enfrenta nos dias de hoje. Assim, no projecto CETACEA CENTRAL foram utilizadas duas abordagens: (1) análise científica através da recolha de dados visando a caracterização da fauna cetológica (ocorrência, diversidade, abundância, simpatria e ecologia comportamental) na zona centro do País e (2) sensibilização ambiental e participação pública através do programa ”Avisa Qu’é Golfinho!”.
Entidade Financiadora: The BodyShop Foundation e BodyShop Portugal
Entidade Colaboradora: Escola de Mar