Investigação, Divulgação e Conservação
do Meio Marinho
Operação Tunhã
2011-2014
Este projeto, uma parceria entre a APCM e a ONG Santomense MARAPA, teve como objetivo iniciar um estudo de longo termo sobre a presença de cetáceos que ocorrem nas águas de São Tomé por forma a sugerir e implementar medidas de conservação para este grupo de animais marinhos. De igual modo pretendeu iniciar uma atividade de whale watching sustentável desenvolvida pela MARAPA, que permitisse o contacto das pessoas locais e visitantes com os cetáceos que ocorrem neste arquipélago.
Desde 2002 que os investigadores responsáveis desenvolvem investigação sobre a ocorrência de cetáceos no arquipélago de São Tomé e Príncipe, com especial destaque para a população de baleias corcundas (Megaptera novaengliae) que aqui ocorre, tendo publicado diversos trabalhos científicos sobre este assunto.
Entidade Financiadora: União Internacional para a Conservação da Natureza (programa IUCN-CARPE)
Entidades Colaboradoras: ONG Santomense MARAPA
Mais informações em https://sites.google.com/site/marapapt/projets-en-cours
Deste projecto resultaram já a tese de mestrado de Andreia Pereira (2012) – FCUL e o artigo científico Pereira A, Martinho F, Brito C, Carvalho I (2013) Bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) in São Tomé (São Tomé and Principe) - Relative abundance, site fidelity and social structure.
African Journal of Marine Science, 35:501-510 (DOI: 10.2989/1814232X.2013.850444)