top of page

Projeto Roazes: Habitat e Simpatria​

2011-2013

​

Estudo da utilização de habitat pela população residente de roazes do estuário do Sado (Tursiops truncatus) e das interações simpátricas intraespecíficas na zona costeira adjacente

 

Considerando a ocorrência costeira de populações de golfinhos roazes, e outras espécies de cetáceos, nas águas adjacentes ao estuário do Sado onde habita a população residente de golfinhos roazes, torna-se fundamental desenvolver um estudo continuado para a avaliar as interações entre populações costeiras e a população residente. Assim sendo, este projeto visou estudar as interações entre a população de roazes do Sado e outras populações costeiras de cetáceos.

 

A obtenção de dados contínuos ao longo do tempo é primordial para efetuar comparações entre o estuário do Sado e as zonas costeiras adjacentes e sugerir medidas de conservação apropriadas. Este projeto recorreu ao método de saídas de mar com transectos pré-definidos, ao longo da costa entre o Cabo Espichel e a foz do Sado, e a zona costeira marinha da península de Troia. No decorrer das saídas foi utilizada a técnica de foto-identificação (fotografia da barbatana dorsal dos animais) para reconhecimento individual dos roazes e posterior análise para comparação com os catálogos de indivíduos identificados. Foi a primeira vez que foi feito um estudo sobre os golfinhos roazes costeiros desta região.

 

Deste projeto resultaram duas teses de metrado (Francisco Martinho 2012 - FCUL, Ana Duarte 2014 - FCUL) e um artigo científico: Martinho, F, Pereira A, Brito C, Gaspar R, Carvalho I (2015) Structure and abundance of bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) in coastal Setúbal bay, Portugal. Marine Biology Research, 11(2): 144-156 (DOI: 10.1080/17451000.2014.894244). 

 

Este projeto foi realizado no Âmbito do Plano de Acão para a Salvaguarda

e Monitorização da População de Roazes do Estuário do Sado – ICNF

 

Entidade Financiadora: Troia-Natura SA

Entidades colaboradoras: Escola de Mar, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas

bottom of page